Com tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como fazer citações

Em trabalhos académicos, às vezes se faz necessário ao investigador comprovar, dar credibilidade a sua afirmação, ou melhor, ao seu trabalho, apresentando um trecho de alguma autoridade no assunto. Neste caso, recorre-se à citação. Portanto, a citação seria: trechos de textos consultados, considerados relevantes param a elaboração de um trabalho textual e que colaboram com as ideias do investigador.
CITAÇÕES E TRANSCRIÇÕES

As referências devem ser citadas no texto indicando o sobrenome do autor, seguido pelo ano da publicação, entre parênteses. Por exemplo: Skinner (1938) apontou que... No entanto, outros autores (Machado, Matos & Ferrara, 1984) indicam que ... . Utilize a letra “e” quando referir-se diretamente ao nome dos autores e utilize “&” quando colocar os nomes entre parênteses, como indicado a seguir: Gomide e Trindade (1987) mostraram que o autoconceito ... . Ou desta forma: ... menores infratores foram entrevistados com o objetivo de avaliar seu autoconceito (Gomide & Trindade, 1987).

Quando uma citação referir-se a dois autores, cite sempre os dois. Quando a citação referir-se a três ou até cinco autores, cite todos na primeira menção, e em citações subsequentes mencione somente o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão “e cols.”, colocando o ano da publicação. Por exemplo: Sidman, Kirk e Wilson-Morris (1985) na primeira citação e Sidman e cols. (1985) nas citações seguintes. Com seis ou mais autores, desde a primeira citação, somente o sobrenome do primeiro autor é mencionado, seguido de “e cols.”. No caso de três ou mais autores, se a forma abreviada gerar aparente identidade de dois trabalhos em que os co-autores sejam diferentes, os co¬autores devem ser explicitados até que a ambiguidade seja eliminada. Por exemplo: os trabalhos de Capovilla, E. O., Raphael, W. D., Guedes, M., Macedo, E. C., Duduchi, M., Capovilla, A. G. S. e Aligieri, S. (1995) e Capovilla, E. O., Raphael, W. D., Macedo, E. O., Duduchi, M. e Santos, A.O. (1995) são citados da seguinte maneira: Capovilla, Raphael, Guedes e cols. (1995) e Capovilla, Raphael, Macedo e cols. (1995) verificaram que (...). No entanto, lembre-se que nas referências todos os nomes devem ser relacionados.

Ao citar diversos trabalhos entre parênteses, ordene-os sempre alfabeticamente, e não por data.

A data mencionada no texto e nas referências bibliográficas deve ser aquela da edição usada pelo autor. Caso seja importante indicar a data original da edição da obra, faça-o entre parênteses ao final da referência, sem usar ponto final dentro ou fora dos parênteses. Por exemplo: (Original publicado em 1953). Neste caso, indique no corpo do texto a data da publicação original e a data da edição consultada – por exemplo: James (1890/1983).

Ao transcrever um trecho de uma obra, faça-o entre aspas e, ao final da transcrição, cite a página onde se encontra o trecho. Por exemplo: “O psicólogo, quando atua como cientista do comportamento, investiga, descreve e/ou aplica princípios e leis do comportamento” (Danna & Matos, 1982, p. 28). Se o texto transcrito tiver mais de três linhas, utilize as mesmas regras, mas faça a transcrição em parágrafo distinto, recuado cinco centímetros da margem esquerda, sem aspas, sem itálico e em letra 10.

Apanhados em flagrante nos batuques, directamente dos lábios das cantadeiras, revelam esses improvisos, na sua ingénua rudeza formal, a índole lírico-satírica dessa raça humilde e forte, paciente e heróica que vem sendo, há milénios, espoliada e martirizada, em virtude dessas e outras excelentes qualidades e do seu único e horrível defeito de ser negra. (Cardoso, 1989, p. 86)

Uma citação de fonte secundária somente deve ser utilizada quando for realmente indispensável. Por exemplo: “Cunha (1976, citado por Fagundes, 1982) sugeriu quatro características necessárias a uma linguagem científica.” Nas referências bibliográficas, citar apenas a obra consultada.

0 comentários: